quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Zeca Afonso...25 anos depois

Hoje, dia 23 de Fevereiro os alunos de Línguas para Relações Internacionais contribuíram na organização do evento de homenagem a Zeca Afonso - cantautor português-. Fazem hoje 25 anos que faleceu o grande Zé.
O evento foi também organizado pelos departamentos de português, Artes visuais e música. O evento foi uma miscelânea de música, poesia, fotografias, lembranças e emoções muito fortes. Afinal era um evento em que se abordava Zeca, um símbolo da cultura portuguesa no Mundo.
Para além do apoio dos cursos da Escola Superior de Educação, a sessão foi maioritariamente preenchida pelo orador Mário Correia, da Associação Zeca Afonso.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Zeca faz falta...para animar a Malta

O curso de Línguas para Relações Internacionais, os Departamentos de Português, Artes Visuais e Educação Musical da Escola Superior de Educação de Bragança estão a organizar uma série de "Intervenções em memória de Zeca Afonso". A primeira intervenção, cujo tema é TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM, ocorrerá no dia 23 de fevereiro de 2012, no Auditório Alcino Miguel da ESTIG, evocando os 25 anos da morte do cantautor.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

IPB - AdolesCiência é uma publicação electrónica



AdolesCiência é uma publicação electrónica de carácter multidisciplinar, com arbitragem científica independente e disponível em acesso aberto.

Propriedade da Escola Superior de Educação de Bragança, está orientada para a divulgação de reflexões e investigações realizadas por jovens do 3º ciclo e secundário ou estudantes dos Cursos de Especialização Tecnológica ou Licenciatura em co-autoria com os mais novos, que se encontrem a frequentar um estabelecimento de ensino, providenciando-lhes a oportunidade de expressarem as suas perpectivas de um ponto de vista científico nas mais diversas áreas do conhecimento.

Esta revista pretende criar um espaço que ajude a desenvolver nos jovens a procura de conhecimento, promover o espírito científico, a capacidade de problematizar, o respeito pela autoria e as competências de leitura e escrita científicas. Para tal, propõe-se publicar e difundir textos originais e inéditos resultantes da pesquisa científica ou de revisão de literatura, recensões críticas de documentos, entrevistas e relatos de experiências ou visitas.


Há muito no mundo para ser conhecido e para isso é preciso aprender a ver. AdolesCiência convida todos os jovens a aprender a ver, conhecer e partilhar as suasdescobertas. Aqui podem encontrar sugestões de trabalhos, modelos de documentos e grelhas de auto-verificação que podem ajudar no desenvolvimento desse trabalho e, finalmente, a recompensa desse esforço: a publicação.

Criar um espaço que ajude a desenvolver nos jovens a procura de conhecimento, promover o espírito científico, a capacidade de problematizar, o respeito pela autoria e as competências de leitura e escrita científicas.

Edições da revista júnior de investigação

273330649


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Estudantes estrangeiros vão dar vida à zona histórica

Secção: Informação Regional

Contrariar a desertificação da zona antiga da cidade é o objectivo do programa “Domus Universitária”



A zona histórica de Bragança vai ganhar novos habitantes com a abertura, no próximo ano lectivo, de duas residências em edifícios antigos recuperados, que vão acolher meia centena de estudantes estrangeiros do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Os edifícios estarão prontos a habitar em Junho, revelou o presidente da Câmara, Jorge Nunes, e correspondem à primeira fase de um projecto conjunto do município e do IPB que promete ajudar a revitalizar a despovoada zona histórica da cidade através da recuperação de casas abandonadas para residências de estudantes.
Os primeiros jovens estrangeiros a estudarem no politécnico ao abrigo do programa Erasmus deverão estrear os primeiros edifícios já no próximo ano lectivo e o presidente da Câmara não tem dúvidas de que “vai ser excelente para esta zona da cidade”.
“Levar jovens para o centro histórico significa através da sua presença arrastar actividade económica e ocupação para esse espaço”, considerou o autarca.
O protocolo entre as duas entidades para este fim foi celebrado em Março de 2011 e tem como propósito fazer do centro histórico a “Domus Universitária”.
Contrariar a desertificação da zona histórica com a fixação de jovens é um dos propósitos deste projecto que vai permitir também ao IPB reforçar a sua estratégia de internacionalização.
Estas residências destinam-se exclusivamente a estudantes estrangeiros que frequentam o Politécnico em programas de mobilidade.
O investimento é feito na totalidade pela Câmara, que adquiriu os edifícios e vai entregá-los ao IPB recuperados e mobilados pelo prazo de 20 anos.
A primeira fase do projecto consistiu na recuperação de dois edifícios com um investimento de 750 mil euros, mas existe já um terceiro que o autarca espera conseguir recuperar até ao final do primeiro semestre de 2012.

O investimento é feito
na totalidade pela Câmara,
que adquiriu os edifícios
e vai entregá-los ao IPB
recuperados e mobilados
pelo prazo de 20 anos

Jorge Nunes acredita também que “vai abrir o apetite para os investidores olharem para o seu património de forma diferente, também o recuperarem, valorizarem e arrendarem ou até promoverem a instalação de actividades económicas”.
Actualmente, o IPB tem cerca de mil estudantes em mobilidade, o que para o presidente, Sobrinho Teixeira, “representa uma diversidade cultural que é também uma riqueza para a própria cidade, para além de ser também um factor económico para o desenvolvimento da cidade e região”.

Jornal Nordeste