quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Relações Internacionais em Tertúlia

Os alunos do segundo ano da licenciatura em línguas para Relações Internacionais da Escola Superior de Educação(ESEB) decidiram treinar as línguas estrangeiras que aprendem nas aulas fora do contexto escolar, organizando tertúlias em Espanhol, Inglês e Alemão. Os jovens sentem que precisam de praticar mais os conhecimentos pedagógicos " treinamos as línguas trivialmente, quer em jantares, almoços, tertúlias ou em grupos de estudo". Nessas alturas, mesmo durante a diversão nocturna falamos a língua que escolhemos para esse dia", explicou João Pavão, estudante do segundo ano e representante do curso de Relações Internacionais. Nas próximas actividades a realizar vão convidar os docentes para participar. "Sentimos que há algum défice, temos poucas horas de línguas por semana. As unidades curriculares são mais teóricas do que práticas. Consideramos que é necessário praticar mais as línguas, mesmo no dia-a-dia falamos entre nós e com os alunos do Programa ERASMUS", referiu o aluno. 
Desde o início do ano lectivo realizaram cinco tertúlias, nos vários idiomas que aprendem e no inicio do segundo semestre vão organizar um jantar em que só será permitido falar em inglês. A ideia surgiu dos próprios estudantes que se organizaram para passar à execução.
Notícia publicada dia 26 de Janeiro -Mensageiro de Bragança

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Orgulho Nacional - Universidades Portuguesas no topo da Europa

A Universidade de Coimbra é eleita pelo segundo ano consecutivo a melhor Universidade do Ano pela Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA). No segundo lugar do ranking está a Universidade do Minho de acordo com o número de participações e resultados obtidos


A Associação Académica de Coimbra, que representou a sua instituição em 8 Campeonatos Europeus Universitários, competindo em 9 provas. Foi Campeã Europeia Universitária de Rugby 7s feminino, 3º lugar no Futsal Feminino, no Judo conquistou 3 medalhas de Bronze e no Remo venceu uma medalha de prata e uma de bronze. A AAC e a Universidade de Coimbra recebe a distinção, pelo 2º ano consecutivo. 

Após o 3º lugar no Ranking de 2010, este ano a Associação Académica da Universidade do Minho ficou em 2º lugar. Deve a classificação na participação em 7 Campeonatos Europeus Universitários, em conjunto com o título de Campeão Europeu Universitário de Andebol masculino, o 3º lugar no Futsal Masculino, o Bronze de Paulo Gonçalves no Judo e as 9 medalhas no Taekwondo (2 de ouro, 2 de prata e 5 de bronze). 

RANKING EUSA 2011

1 – Universidade de Coimbra / AAC, 64 pontos 
2 – Universidade do Minho / AAUM, 59 pontos 
3 – Universidade de Zagreb, Croácia, 57 pontos 

Foram também revelados os prémios EUSA para a categoria Fair Play Enno Harms às atletas alemãs de Remo, Barbara Karches e Charlotte Arand, o prémio de Federação Nacional Mais Ativa para a Federação Russa (RSSU) e ainda o vencedor do Concurso de Fotografia da Comissão de Estudantes, Danilo Kesic (Eslovénia). 

Todos os vencedores receberão oficial o EUSA Award 2011 no decorrer da Assembleia Geral da EUSA, em mês de Março na cidade eslovena, Maribor.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Governo abre nova fase de candidatura a bolsas de estudo no Superior

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) vai abrir uma nova fase de candidatura a bolsas de estudo para estudantes do primeiro ano do ensino superior. No comunicado enviado hoje à imprensa, o MEC esclarece que os alunos terão entre 16 e 31 de Janeiro para concorrer.

Os estudantes que ingressaram pela primeira vez no ensino superior em 2011 terão agora nova oportunidade para apresentar candidatura à bolsa, que, esclarece o MEC, deverá ser formalizada “exclusivamente na plataforma da Direcção-Geral do Ensino Superior”.

O mesmo documento vem ainda informar que as candidaturas que “ainda não foram objecto de decisão final” continuam em análise pelos serviços de acção social. Admitindo os atrasos sistemáticos nestes processos, o MEC acredita ser “necessário assegurar, no próximo ano lectivo, uma análise mais rápida das candidaturas”.

Entre as medidas a adoptar pelo ministério para evitar os atrasos estão, assegura o comunicado, a “automação do processo” e o “aumento da celeridade no carregamento dos dados do aproveitamento escolar”. Um critério que, relembra o MEC, vai ser reforçado para efeitos de atribuição de bolsa no próximo ano lectivo.

O Governo vem assim responder a uma preocupação várias vezes manifestada pelos estudantes. O “Natal negro” do ensino superior, campanha contra o sistema de atribuição de bolsas em vigor, mobilizou associações académicas de todo o país. Em Dezembro passado, a Secretaria de Estado do Ensino Superior tinha já reunido com dirigentes associativos das principais universidades do país.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Sessão de esclarecimento ERASMUS e Mobilidade

Os alunos do curso de línguas para relações internacionais, assistiram hoje no auditório da Escola Superior de Educação à sessão de esclarecimento de ERASMUS e MOBILIDADE.
A sessão abordou vários temas, como:
1. A razão de fazer ERASMUS
2. Os programas de estágios, estudos e para mobilidade extracomunitária.
3. Quem pode participar nos programas
4. Quando realizar a mobilidade ERASMUS e Mobilidade (estudos e estágios)
5. Atuais estudantes em mobilidade.
6. Valores das bolsas. Bolsa média 1100 euros.
7. MOBILIDADE INTERNACIONAL ( acordos do IPB com outras universidades da América do Sul). O alojamento e alimentação estão incluídos.
8. Contactos.